capítulo anterior
Voltar
capítulo seguinte
 
Êxodo 26
1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11, 12, 13, 14, 15, 16, 17, 18, 19, 20, 21, 22, 23, 24, 25, 26, 27, 28, 29, 30, 31, 32, 33, 34, 35, 36, 37
 
1 "FAÇA O TABERNÁCULO com dez cortinas. O tecido tem ser linho fino trançado – azul, vermelho-púrpura e vermelho-carmesim. Mande artistas gravarem desenhos de querubins nas cortinas.
2 "Cada cortina deve medir quatorze metros de comprimento por dois de largura.
3 "Cada um dos dois lados do Tabernáculo será formado por cinco cortinas ligadas umas às outras.
4-6 "Faça laços de pano azul para unir nos fundos do Tabernáculo os cortinados dos dois lados. Serão cinqüenta laços para cada cortinado. Junto os cinqüenta pares de laços. Depois faça cinqüenta colchetes de ouro e prenda os laços com ele. Assim o Tabernáculo – o lugar da morada de Deus – se tornará um conjunto uno.
7,8 "O teto do tabernáculo será feito com onze cortinas de pêlos de cabra. Cada cortina deve medir quinze metros de comprimento por dois de largura.
9 "Faça com elas dois cortinados – um com cinco cortinas interligadas, outro com seis. A sexta cortina do cortinado maior é para ser dobrada na frente da tenda sagrada.
10 "Faça cinqüenta laços para unir os dois cortinados do teto, na parte dos fundos do Tabernáculo.
11 "Faça cinqüenta colchetes de bronze. Com estes colchetes, prenda os cinqüenta pares de laço. Assim o teto do Tabernáculo se tornará uma peça inteiriça.
12 "Vai sobrar uma parte equivalente a meia cortina. Esta sobra é para ficar pendida na parte de trás do Tabernáculo.
13 "No comprimento das cortinas do teto vai sobrar meio metro de cada lado. Estas sobras deverão ficar pendida dos dois lados – e assim o Tabernáculo ficará bem coberto.
14 "Para completar a cobertura, faça duas cobertas. Uma de peles de carneiro, tingidas de vermelho, outra de peles de animais marinhos.
15,16 "Para a estrutura do Tabernáculo prepare tábuas de madeira de acácia. Cada tábua deve medir 5,00 m por 0,75 m. Serão colocadas verticalmente.
17 "Cada tábua terá encaixes, de modo que todas fiquem encaixadas umas nas outras.
18,19 "Vinte dessas tábuas formarão a ala sul do Tabernáculo. Para cada tábua haverá duas bases de prata – uma para cada junção dos encaixes.
20,21 "Na ala norte, a mesma coisa. Vinte tábuas fixas em quarenta bases de prata.
22-25 "Nos fundos, no lado oeste, serão postas seis tábuas. Além disso, faça duas tábuas duplas para o cantos da parte de trás do Tabernáculo – duas para cada canto. Em cada canto, as tábuas duplas ficarão ligadas em cima, pela primeira argola. Portanto, serão oito tábuas ao todo, na parte de trás do Tabernáculo. Todas estarão fixas em dezesseis bases de prata – duas para cada tábua.
26,27 "Faça ripas de madeira de acácia para servir de travessas. Cinco para cada ala e cinco para a parte traseira da tenda, a oeste.
28 "A travessa central – na altura do meio das tábuas – deve ligar todas as tábuas, de ponta a ponta do Tabernáculo.
29 "As tábuas têm de ser revestidas de ouro. Também as argolas por onde vão passar as travessas, e as próprias travessas, serão revestidas de ouro.
30 "Erga o Tabernáculo de acordo com o  modelo que mostrei a você neste monte.
31 "Para a parte de dentro do Tabernáculo, faça um véu de pano azul, vermelho-púrpura e vermelho-carmesim. Use linho fino trançado. Mande artistas bordarem desenhos de querubins nele.
32 "O véu deverá pender de quatro pontes. Use colchetes de ouro e quatro bases de prata, para prender e fixar o véu.
33 "Pendure o véu nos colchetes. Atrás do véu, coloque a arca com as tábuas da Lei. O véu servirá para separar o Santo Lugar e o Lugar Mais Santo.
34 "Coloque o assento da misericórdia – a tampa de ouro da arca – no Lugar Mais Santo.
35 "A mesa e o lustre devem ficar dentro do salão, mas fora do véu. A mesa ficará na ala norte do Tabernáculo. O lustre ficará em frente da mesa, na ala sul.
36,37 "Para a porta do Tabernáculo, faça um cortinado de pano azul, vermelho-púrpura e vermelho-carmesim. Use linho fino trançado, e confie o trabalho um bom bordador. Para sustentar o cortinado, faça cinco postes de madeira de acácia, recobertos de ouro. Os colchetes para prender o cortinado em cima devem ser de ouro. As cinco bases – uma para cada poste – devem ser de bronze.
 
 
top
 
capítulo anterior
Voltar
capítulo seguinte
 
passeio
passando