capítulo anterior
Voltar
capítulo seguinte
Êxodo 33
1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11, 12, 13, 14, 15, 16, 17, 18, 19, 20, 21, 22, 23
 
1 O SENHOR DISSE a Moisés: "Leve este povo que você tirou do Egito, para a terra que prometi a Abraão, a Isaque e a Jacó. Pois eu disse a eles: 'Darei esta terra aos seus descendentes.'
2 "Mandarei na frente o Anjo. Expulsarei do território dos cananeus, os amorreus, os heteus, os ferezeus, os heveus e os jebuseus.
3 "Aquela terra é fonte de leite e mel. "Mas Eu não viajarei no meio do povo de Israel, pois é gente rebelde e teimosa. Assim não serei levado a destruir este povo durante a viagem."
4 Quando os israelitas ouviram estar duras palavras, choraram e deixaram de usar jóias e outros luxos.
5 Pois o Senhor tinha mandado Moisés falar ao povo: "Vocês são um povo desobediente e teimoso. Se Eu for junto com vocês um pouco que seja, os destruirei. Agora, tirem as jóias e enfeites que estão usando, até Eu decidir o que faço com vocês".
6 Daí por diante, o povo deixou de usar jóias e enfeites – desde Horebe.
7 Moisés costumava armar uma tenda longe do acampamento. Ele a chamava de "Tenda do Encontro com Deus". Quem queria consultar o Senhor, saía do acampamentos e ia para lá.
8 Sempre que Moisés ia para a tenda sagrada, todo mundo ficava de pé nas portas das tendas. Os israelitas ficavam olhando Moisés, até ele entrar na tenda.
9 Depois que entrava, a coluna de nuvem descia e ficava junto da porta. E o Senhor falava com Moisés.
10 O povo olhava, lá do acampamento. Das tendas, os israelitas prestavam culto ao Senhor, ficando inclinados para a coluna de nuvem.
11 O Senhor falava com Moisés face a face, como um homem a seu amigo. Depois Moisés voltava ao acampamento, mas Josué, o jovem ajudante dele, ficava na tenda sagrada.
12 Em conversa com o Senhor, Moisés disse: "O Senhor me diz: 'Leve este povo à Terra Prometida,' mas não diz que enviará junto comigo. Também o Senhor disse que é meu amigo – que me chama pelo meu nome – e que posso contar com o seu favor.
13 "Pois bem. Se é assim, peço que mostre seu caminho – o caminho que devo seguir. Para que eu conheça melhor o Senhor e ande de maneira que Lhe agrade. Também peço que pense bem nisto: Esta nação é o seu povo!"
14 O Senhor respondeu: "Eu mesmo irei com você e lhe darei sucesso e paz."
15,16 Disse Moisés: "Ah, sim! Porque se não for conosco, não nos mande sair deste lugar! Se não vai conosco, quem poderá saber que eu e o meu povo contamos com o seu favor? Quem poderá saber que somos o seu povo e que somos diferentes de todos os povos da terra?"
17 O Senhor disse a Moisés: "Sim, vou atender o seu pedido, porque é fato que você conta com o meu favor. Como também é fato que sou seu amigo."
18 Disse Moisés: "Deixe que eu veja a sua glória."
19 O Senhor respondeu: "Vou fazer toda a minha bondade passar na sua frente. Eu, o Senhor, vou fazer com que o meu nome fique bem claro para você. E mostrarei bondade e misericórdia a quem Eu quiser.
20 "Mas você não poderá ver toda a glória do meu rosto. Não! Porque nenhum homem pode continuar vivo depois de me ver.
21,22 "Contudo, fique nesta pedra, ao meu lado. Quando minha glória passar, colocarei você numa brecha da pedra, e o cobrirei com minha mão, até Eu acabar de passar.
23 "Depois tirarei a mão, e você me verá pelas costas. Mas o meu rosto não."
 
 
top
 
capítulo anterior
Voltar
capítulo seguinte
 
passeio
passando