capítulo anterior
Voltar
capítulo seguinte
 
Êxodo 12
1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11, 12, 13, 14, 15, 16, 17, 18, 19, 20, 21, 22, 23, 24, 25, 26, 27, 28, 29, 30, 31, 32, 33, 34, 35, 36, 37, 38, 39, 40, 41, 42, 43, 44, 45, 46, 47, 48, 49, 50, 51
 
1 O SENHOR DISSE a Moisés e a Arão, no Egito: “Este mês passa a ser o mais importante para Israel. Será o primeiro mês do ano, no calendário hebraico.
3 “Reuna a assembléia de Israel e diga: “Vejam o que temos que fazer no dia dez deste mês. Cada um vai pegar um cordeiro. Dentro dos grupos de famílias, terá de ser um cordeiro para cada família.
4 “A menos que a família seja pequena demais para um cordeiro. É só calcular bem o número das pessoas, e a quantidade que cada pessoa pode comer. Aí é fácil ver para quantas pessoas pode comer. Aí é fácil ver para quantas pessoas dá um cordeiro.
5 ‘Agora, o cordeiro não pode ter defeito físico. ‘Em vez de cordeiro, pode ser um cabrito.
6 ‘Cada um guardará o animal até o dia quatorze deste mês. Nesse dia, no fim da tarde, cada cordeiro ou cabrito será morto.
7 ‘E o seu sangue será colocado no alto e nos lados das portas das casas onde comerem desses animais sacrificados.
8 Terão de comer a carne assada no fogo, pães sem fermento, e verdura amarga.
9 Que ninguém coma nada cru, nem cozido em água. Tanto a cabeça, como as pernas e os miúdos, terão de ser assados no fogo.
10 ‘Comam tudo o que puderem durante a noite. O que sobrar na manhã seguinte, terá de ser queimado.
11 ‘Agora, atenção! Vejam de que jeito deverão estar enquanto comerem: vestidos, calçados e com o cajado na mão! E comam depressa! ‘Assim vai ser, porque é a páscoa do Senhor.
12 ‘Porque naquela noite vou passar pela terra do Egito e vou matar todos os filhos mais velhos – tanto de homens como de animais. Assim vou cumprir a sentença de condenação que lancei sobre os deuses do Egito. ‘Eu sou o Senhor.
13 ‘O Sangue vai servir de sinal nas casas em que vocês estiverem. Quando Eu enxergar sangue nas portas, passarei por alto, sem ferir ninguém ali. Assim, a praga de destruição com a qual vou ferir o Egito, não atingirá vocês.
14 ‘Esse dia será lembrado através da história de Israel a cada ano. E será comemorado com festas solenes dedicada ao Senhor. Essa comemoração é Lei permanente, para ser cumprida por todas as gerações israelitas.
15 ‘Durante uma semana, comerão pães sem fermentar. Logo no primeiro dia dessa semana, tratem de jogar fora todo o fermento que tenham em casa. Assim ninguém vai correr perigo de comer coisa fermentada. Porque, quem comer coisa fermentada alguma vez durante essa semana, será cortado do povo de Israel.
16 ‘No primeiro e no último dia da semana, vocês terão assembléia santa. Nesses dias não farão nenhum trabalho de obrigação – a não ser para a alimentação. Este, e somente este, pode ser feito.
17 ‘Comemorem bem a festa dos pães sem fermento, para lembrar que nesse dia Eu tirei todo o povo de Israel do Egito. Essa comemoração terá de ser feita para sempre, por todas as gerações de Israel.
18 ‘Comerão pães sem fermento, desde a tarde do dia 14, do primeiro mês, até a tarde do dia 21 do mesmo mês.
19 ‘Durante os sete dias, que ninguém tenha fermento em casa! Porque, como já disse, aquele que comer pão fermentado, será eliminado da assembléia de Israel. E isto vale tanto para o nascido em terras de Israel, como também para o imigrante ou hóspede estrangeiro.
20 Digo e repito: em todas as casas, não comam coisa alguma fermentada. E quanto aos pães, só comam pães sem fermento.'”
21 Moisés convocou todos os líderes de Israel e disse: “Escolham cordeiros suficientes para as sua famílias. Façam com esses animais o sacrifício da páscoa.
22 “Peguem um feixe de ramos de hissopo. Molhem o hissopo no sangue que estiver na bacia usada para sangrar o animal. Façam umas marcas com o sangue no alto e nos lados da porta. E que ninguém saia de casa até o dia seguinte!
23 “Porque o Senhor vai passar para atacar os egípcios. Mas quando encontrar sangue no alto e nos dois lados da porta, o Senhor passará adiante, e não deixará o destruidor entrar nas suas casas. Assim vocês não serão atingidos.
24 “Portanto, tratem de comemorar isto para sempre, como uma Lei permanente para vocês e para os seus descendentes.
25 “E quando estiverem morando na terra que o Senhor vai dar a vocês, como prometeu, continuem fazendo essa comemoração.
26,27 “Quando os seus filhos perguntarem: ‘É o sacrifício da páscoa do Senhor. Isto faz lembrar que o Senhor passou por cima das casas dos israelitas no Egito. Foi quando Ele fez destruição nas casas dos egípcios, mas não tocou nas casas do nosso povo.”’ Ao ouvir essas coisas, o povo se inclinou e prestou culto ao Senhor.
28 Os israelitas fizeram tudo o que o Senhor tinha mandado por meio de Moisés e Arão.
29 E à meia-noite, o Senhor destruiu todos os primeiros filhos da terra do Egito. Não escapou nenhum! Desde o filho mais velho de Faraó que sentava no trono, até o filho mais velho do escravo, que estava preso num porão. Também morreram todas as primeiras crias dos animais.
30 Todo mundo se levantou aflito: Faraó, os oficiais e todos os egípcios. E a gritaria foi enorme no Egito, porque não havia nenhuma casa sem algum morto.
31,32 Na mesma noite, o rei mandou dizer a Moisés e Arão: “Aprontem-se rápido, e saiam já do meio do meu povo, vocês e os demais israelitas. Vão servir ao Senhor, como vocês pediram. E podem levas as suas ovelhas e o seu gado, como queiram. Vão embora de uma vez, e me abençoem também!”
33 Os egípcios estavam desesperados! Faziam tudo para pôr fora os israelitas! E gritavam: “Todos nós vamos morrer!”
34-36 Os israelitas amarraram em trouxas as bacias, as formas, a massa de pão sem fermentar, e as roupas. Puseram as trouxas nos ombros. Antes de partir, pediram aos egípcios coisas de prata e de ouro, e roupas. Tudo como Moisés tinha dito. O Senhor fez com que os egípcios simpatizassem com os israelitas, e dessem tudo o que pediram. Assim os israelitas deixaram os egípcios sem as coisas de valor que tinham.
37,38 Foi desse jeito que Israel saiu do Egito! O ponto de partida foi Ramessés. Saíram dali para Sucote. Era uma multidão de 600.000 homens andando a pé – fora mulheres e crianças. Era uma tremenda mistura de gente, ovelhas, gado – um número enorme de animais.
39 Com as massas que levavam, cozinharam pão e bolos sem fermento. Esse foi o alimento deles, porque saíram às pressas do Egito. Não puderam preparar outras provisões.
40-42 Os israelitas ficaram 430 anos no Egito. No fim desse período, saíram de lá. Nesse dia, todas as turmas do povo do Senhor saíram do Egito. Por isso, a noite desse dia ficou marcada para sempre na história de Israel – porque foi nessa noite que o Senhor tirou Seu povo do Egito. Essa noite não é como qualquer outra: É a noite do Senhor! Deve ser comemorada por todos os israelitas, em todas as gerações.
43 O Senhor deu mais estas instruções a Moisés. Disse Ele: “Este é o regulamento da páscoa: Nenhum estrangeiro pode comer dela.
44 “Todo escravo comprado por dinheiro e que foi circuncidado, pode comer.
45 “O estrangeiro visitante e o empregado não podem.
46 “O cordeiro da páscoa tem de ser comido numa só casa. Nenhum pedaço poderá sair fora dessa casa. “Outra coisa: nenhum osso do cordeiro pode ser quebrado.
47 “Todos os membros de assembléia de Israel participarão da páscoa.
48 “Quando algum estrangeiro estiver morando na casa de um israelita e quiser participar, pode. Mas a condição é esta: todo elemento do sexo masculino terá de ser circuncidado. Aí ele pode participar da páscoa, e será considerado como se fosse cidadão natural de Israel.
“Mas notem bem! Nenhum homem não-circuncidado pode participar da páscoa.
49 “Quer dizer que tanto o cidadão natural de Israel como o estrangeiro que estiver vivendo em terras de Israel, têm de obedecer à mesma Lei.”
50 Os israelitas fizeram tudo o que o Senhor tinha mandado por meio de Moisés e Arão.
51 Naquele mesmo dia, o Senhor tirou o povo de Israel do Egito – turma por turma.
 
 
top
 
capítulo anterior
Voltar
capítulo seguinte
 
passeio
passando