capítulo anterior
Voltar
capítulo seguinte
 
Êxodo 3
1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11, 12, 13, 14, 15, 16, 17, 18, 19, 20, 21, 22
 
1 MOISÉS ESTAVA apascentando o rebanho do seu sogro Reuel, também chamado Jetro, sacerdote de Midiã. Nesse serviço, levou o rebanho para o lado leste do deserto, e chegou perto de Horebe, o monte de Deus.
2 De repente apareceu o Anjo do Senhor no meio de uma pequena árvore que estava pegando fogo. Moisés olhou para lá e viu que a moita de sarça estava em chamas, mas o fogo não queimava a planta!
3 “Vou lá ver de perto essa coisa espantosa!” disse Moisés. “O fogo não queima aquela moita!”
4 Mas quando ia indo para lá, o Senhor chamou Moisés pelo nome: “Moisés! Moisés!” “Eis-me aqui!” respondeu Moisés.
5,6 “Não chegue aqui perto,” disse Deus. “Tire os sapatos, pois você está pisando em terra santa. Eu sou o Deus dos seus pais. Sou o Deus de Abraão, de Isaque e de Jacó.” Moisés cobriu o rosto com as mãos, com medo de olhar para Deus.
7-9 “Vi as terríveis aflições do meu povo no Egito,” disse Deus. “E ouvi o meu povo clamando por liberdade, por causa dos duros mestres de obras que o maltratam. Conheço bem os sofrimentos de meu povo! Vim aqui para libertar os israelitas das garras dos egípcios. E vou levar o meu povo do Egito para uma terra grande e boa – terra que é fonte de leite e mel. É o território onde vivem os cananeus, os heteus, os amorreus, os ferezeus, os heveus e os jebuseus. Sim, porque os grito de dor do povo de Israel chegaram aos meus ouvidos. E bem sei como os egípcios perseguem os hebreus!
10 “Agora vou mandar você a Faraó, para tirar o meu povo do Egito.
11 “Mas eu não sou a pessoa certa para um trabalho como esse!” disse Moisés.
12 “Eu estarei com você,” disse Deus. “E a prova de que está sendo enviado por mim é esta: Quando você sair com os israelitas do Egito, virão dar culto a mim neste monte.”
13 Disse Moisés: “Suponhamos que eu vá falar com o povo de Israel e que diga: ‘O Deus dos seus pais me mandou falar com vocês.’ Se eles perguntarem: “Que Deus é esse? Qual é o nome dele?” – “Que é que eu digo?”
14,15 Disse Deus: “Eu Sou o que Sou. Quer dizer que nenhum nome é grande demais para Mim. Você pode dizer simplesmente a eles: “Eu Sou me mandou aqui! Sim, diga que o Senhor – o Deus dos seus pais, o Deus de Abraão, de Isaque e Jacó – mandou você a eles. Este é o meu nome eterno, nome pelo qual serei chamado através de todas as gerações.
16-18 “Agora vá,” continuou Deus. “Reúna os líderes de Israel e conte a eles o que aconteceu. Diga: ‘O Senhor, o Deus dos seus pais – o Deus de Abraão, de Isaque e de Jacó – me apareceu! Ele me disse: “Visitei o meu povo e vi o que está acontecendo com ele no Egito. Prometi que haveria de levar o meu povo para o território onde vivem os cananeus, os heteus, os amorreus, os ferezeus, os heveus e os jebuseus. Aquela terra é uma fonte de leite e mel.” Os líderes de Israel aceitarão a sua palavra. Depois eles terão de ir junto com você à presente do rei do Egito. Você dirá a Faraó: ‘O Senhor, o Deus dos hebreus, se encontrou conosco. Agora queremos licença para ir ao deserto para oferecer sacrifício a Deus. Queremos ir a uma distância de três dias de viagem.’
19 “Bem sei que o rei do Egito não deixará que saiam, a não ser  que sofra uma pressão muito forte.
20 Eu mesmo farei essa pressão! Vou destruir o Egito com meus milagres, e só depois o rei acabará cedendo.
21 Quando acontecer isso, vou fazer com que os egípcios fiquem gostando dos israelitas e lhes dêem muitos presentes. Assim vocês não sairão de mãos vazias.
22 Cada mulher israelita pedirá jóias, prata, ouro e as mulheres roupas à mulher do patrão egípcio e às vizinhas. Vocês vestirão e enfeitarão os seus filhos e as suas filhas com as melhores coisas do Egito.”
 
 
top
 
capítulo anterior
Voltar
capítulo seguinte
 
passeio
passando