Êxodo 36
1, 2,
3, 4, 5, 6,
7, 8, 9, 10,
11, 12, 13, 14,
15, 16, 17, 18,
19, 20, 21, 22,
23, 24, 25, 26,
27, 28, 29, 30,
31, 32, 33, 34,
35, 36, 37,
38
1 DISSE AINDA MOISÉS:
"Todo os homens dotados por Deus de capacidade e inteligência, ajudarão
Bezalel e Aoliabe em todas as obras de construção do Santuário.
Farão tudo como o Senhor mandou."
2 Assim Moisés
mandou Bezalel, Aoliabe e todos os outros que foram chamados por Deus,
começarem a obra.
3 Moisés entregou
a eles todos os materiais doados pelo povo para a construção
do Santuário. E todas as manhãs o povo trazia mais ofertas
voluntárias.
4,5 Logo
os construtores encarregados da construção do Santuário
procuraram Moisés. Disseram eles: "Já temos muito mais que
o necessário para construir o que Deus mandou!"
6,7 Por
isso Moisés mandou fazer correr uma mensagem pelo acampamento. A
mensagem dizia: "Ninguém traga mais nenhuma oferta para a construção
do Santuário." Assim foi preciso proibir o povo de dar mais ofertas!
Já havia mais do que o suficiente para a obra.
8 Os peritos que
trabalhavam no Santuário fizeram primeiro as cortinas do Tabernáculo.
As cortinas eram de tecido de linho fino trançado azul, vermelho-púrpura
e vermelho- carmesim. Nelas foram bordados querubins, ou seja, figuras
de anjos. Trabalho feito com muita arte.
9 Cada cortina media
quatorze metros de comprimento por dois de largura.
10 Para cada um
dos dois lados do Tabernáculo, ligaram cinco cortinas umas às
outras.
11-13
Bezalel fez laços de pano azul para unir
no fundo do Tabernáculo os cortinados dos dois lados. Eram cinqüenta
laços para cada cortinado. Juntou os cinqüenta colchetes de
ouro e prendeu os laços com eles. Com isso o Tabernáculo
ficou sendo um conjunto uno.
14,15 O
teto do Tabernáculo foi feito com onze cortinas de pêlos de
cabra. Cada cortina media quinze metros de comprimento por dois de largura.
16 Fez com elas
dois cortinados – um com cinco cortinas interligadas, outro com seis.
17,18 Fez
cinqüenta laços na beirada da última cortina de cada
cortinado. Com cinqüenta colchetes de bronze, prendeu os cinqüenta
pares de laços, unindo a tenda, para se tornar uma peça inteiriça.
19 Para completar
a cobertura, fez duas cobertas. Uma delas era de peles de carneiro tingidas
de vermelho, e a outra era de peles de animais marinhos.
20,21 Para
a estrutura do Tabernáculo, foram preparadas tábuas de madeira
de acácia, e foram colocadas verticalmente. Cada tábua media
cinco metros de comprimento por setenta e cinco centímetros de largura.
22 Cada tábua
tinha dois encaixes, de modo que todas ficaram encaixadas umas nas outras.
23,24 Eram
vinte tábuas para formar a ala sul do Tabernáculo. Para cada
tábua havia duas bases de prata – uma para cada junção
dos encaixes.
25,26 Na
ala norte, a mesma coisa: Vinte tábuas fixas em quarenta bases de
prata.
27-30
Nos fundos, no lado oeste, foram postas seis tábuas.
Além disso, Bezalel fez quatro tábuas para os cantos da parte
de trás do Tabernáculo – duas para cada canto. Em cada canto,
as duas tábuas ficaram separadas embaixo, mas foram ligadas em cima,
pela primeira argola. Portanto, eram oito tábuas ao todo, na parte
de trás do Tabernáculo. Todas estavam fixas em dezesseis
bases de prata – duas para cada tábua.
31,32 Fez
ripas de madeira de acácia para servirem de travessas. Cinco para
cada ala e cinco para a parte traseira da tenda a oeste.
33 A travessa central
– na altura do meio das tábuas – ligou todas as tábuas, de
ponta a ponta do Tabernáculo.
34 As tábuas
e as travessas foram revestidas de ouro. As argolas eram de ouro.
35 Para a parte
de dentro do Tabernáculo, fez um véu de pano azul, púrpura
e carmesim. O pano usado para isso era de linho fino trançado. Verdadeiros
artistas bordaram desenhos de querubins no véu.
36 O véu
ficou pendendo de quatro postes de madeira de acácia recobertos
de ouro. Para prender e fixar o véu, foram usados colchetes de ouro
e foram feitas quatro bases de prata.
37,38 Para
a porta do Tabernáculo, fez um cortinado de pano azul, vermelho-púrpura
e vermelho-carmesim. O tecido usado foi de linho fino trançado,
e o trabalho foi confiado a um bom bordador. Para sustentar o cortinado,
fez cinco postes de madeira de acácia e os colchetes necessários.
Revestiu de ouro as pontas do alto e as molduras do cortinado, mas as cinco
bases dele eram de bronze.