capítulo anterior
Voltar
capítulo seguinte
 
Êxodo 39
1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11, 12, 13, 14, 15, 16, 17, 18, 19, 20, 21, 22, 23, 24, 25, 26, 27, 28, 29, 30, 31, 32, 33, 34, 35, 36, 37, 38, 39, 40, 41, 42, 43
 
1 FORAM FEITAS AS  roupas sacerdotais para o serviço do Santuário. Para isso, foi feito um belo tecido, azul, púrpura e carmesim. Também foram feito as roupas sagradas para Arão. Tudo como o Senhor tinha mandado Moisés fazer.
2 Bezalel fez a faixa sacerdotal. Fez de ouro em pano de linho fina trançado, azul, púrpura e carmesim.
3 O ouro foi batido até virar lâminas finas. As lâminas foram cortadas em fios. E os fios de ouro foram colocados por entre os panos  de linho fino, azul, púrpura e carmesim. Verdadeira obra de arte, feita por desenhista de primeira!
4 Tinha duas partes – na frente e atrás – unidas nos ombros.
5 A cinta, que passava por cima da faixa sacerdotal, foi feita com arte. Foi feita de ouro e de linho fino trançado, azul, púrpura e carmesim – como o Senhor tinha mandado Moisés fazer.
6,7 Também foram preparadas as pedra de ônix, encaixadas em bases de ouro. Nelas foram gravados os nomes das tribos de Israel. Para fazer a gravação se usou a técnica empregada para fazer selos. Bezalel prendeu as pedras na faixa sacerdotal, sobre os ombros,  para conservar viva a lembrança do povo de Israel. Isso foi feito de acordo com as ordens que Deus deu a  Moisés.
8,9 Depois fez artisticamente o peitoral, que serve para orientar as decisões da parte de Deus. Fez com o mesmo material usado para fazer a faixa sacerdotal: ouro e linho fino trançado, azul, púrpura e carmesim. Foi feito formando peça dupla, como um bolso. Era quadrado, medindo vinte e dois centímetros por vinte e dois.
10-13 Colocaram nele encaixes de pedras em quatro filas. Primeira fila: sárdio, topázio e carbúnculo. Segunda fila: esmeralda, safira e diamante. Terceira fila: jacinto, ágata e ametista. Quarta fila: berilo, ônix e jaspe. Os encaixes foram modelados em ouro.
14 Cada pedra representava uma das tribos de Israel. Os nomes das tribos foram gravados nas pedras como se gravam selos.
15-21 Bezalel prendeu o peitoral na faixa sacerdotal por meio de duas correntes de ouro puro, trançadas como corda. Uma ponta de cada corda foi presa a argolas de ouro colocadas no lado de fora das pontas de cima do peitoral. AS outras pontas da duas cordas foram presas às partes da frente dos dois encaixes das pedras de ônix, nos ombros da faixa sacerdotal. Bezalel colocou também duas argolas de ouro nas duas partes de baixo, por dentro do peitoral. Fez ainda duas outras argolas de ouro para os ombros das faixa sacerdotal, na cinta que passa por cima dela. Depois ligou o fundo do peitoral às argolas da base da faixa sacerdotal. Fez a ligação por meio de uma fita azul. Com isto o peitoral ficava sempre unido à faixa sacerdotal, como o Senhor tinha mandado Moisés fazer.
22-26 Fez também o colete da faixa sacerdotal. Foi feito de pano especialmente tecido, todo em azul. No meio foi feita uma abertura para a cabeça. Essa abertura tinha um forro em volta, como se faz na abertura de uma saia de malha, para não se rasgar. O colete era todo enfeitado com desenhos de romãs de pano azul, vermelho-púrpura e vermelho-carmesim, e campainhas de ouro. As romãs e as campainhas eram alternadas: uma campainha de ouro e uma romã, outra campainha de ouro e outra romã, e assim por diante. As campainhas eram úteis para indicar o começo e o fim de cada serviço sacerdotal feito no Santuário. Tudo feito como o Senhor tinha ordenado a Moisés.
27-29 Bezalel e os seus ajudantes fizeram as mantas especialmente tecidas de linho fino, para Arão e os filhos dele. As mantas, os turbantes e as cintas de linho fino, e os calções de linho fino trançado. Além disso, fizeram a cinta especial, trabalhada artisticamente por um bordador.
30,31 Fizeram ainda uma chapa de ouro. Gravaram nela – com a técnica usada com os selos – esta frase: "Consagrado ao Senhor". E prenderam a chapa com um cordão na parte da frente do turbante. Tudo como o Senhor mandou Moisés fazer.
32 Assim terminaram o Tabernáculo, construído de acordo com as instruções dadas pelo Senhor.
33-40 Depois trouxeram o Tabernáculo inteiro a Moisés: A tenda e sua partes todas, com os colchetes, as tábuas e as ripas. Os postes e suas bases. As coberturas do teto: a cobertura de peles de carneiro tingidas de vermelho, e a de peles de animais marinhos. O véu do cortinado da entrada. A arca com os Dez Mandamentos dentro dela. Os varais da arca. O assento da misericórdia, isto é, o propiciatório. A mesa com todos os seus utensílios. O Pão da Presença. O lustre de ouro puro, com as lâmpadas nos seus lugares, e com todos os seus utensílios, incluindo o óleo para a iluminação. O altar de ouro. O óleo da unção. O incenso aromático especial. O cortinado da porta do Tabernáculo. O altar de bronze. Os varais. Os demais utensílios do altar. A bacia e seu suporte. As cortinas do pátio com seus postes e bases. O cortinado da porta do pátio. As cordas e os pregos. Todos os utensílios para o serviço do Tabernáculo.
41 Trouxeram também as roupas sacerdotais, tecidas com muita arte, para serem usadas no serviço do Santuário. E as roupas sagradas de Arão e dos filhos dele, para usarem durante a realização das suas funções sacerdotais.
42 O povo de Israel seguiu todas as ordens dadas pelo Senhor a Moisés, para a construção.
43 Moisés examinou tudo, e viu que tinham feito o trabalho de acordo com o que o Senhor tinha mandado. E os abençoou.
 
 
top
 
capítulo anterior
Voltar
capítulo seguinte
 
passeio
passando