voltar
Voltar
Adiante
Levítico 9
1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11, 12, 13, 14, 15, 16, 17, 18, 19, 20, 21, 22, 23, 24
 
1 AO OITAVO DIA das cerimônias de consagração, Moisés convocou Arão, os filhos dele, e os anciãos dirigentes de Israel.
2 Moisés disse a Arão que pegasse um  bezerro para oferta pelo pecado, e um carneiro para oferta queimada. Advertiu que os dois animais não deviam ter nenhum defeito físico.
3,4 “E diga ao povo de Israel,” falou Moisés, “que escolha um bode para oferta pelo pecado; um bezerro em cordeiro – os dois de um ano de idade e sem defeito físico – para oferta queimada; um boi e um carneiro como oferta de gratidão, em sacrifício feito diante do Senhor; e ainda uma oferta de cereais, preparada com azeite. Porquanto hoje,” disse Moisés. “o Senhor aparecerá ao povo de Israel.”
5 Assim trouxeram todas estas coisas à entrada do Tabernáculo, como Moisés tinha ordenado. O povo inteiro veio e se pôs diante do Senhor.
6 Moisés disse a todos: “Assim que seguirem as ordens do Senhor, a glória dEle aparecerá a vocês.”
7 Então Moisés disse a Arão que fosse até o altar e oferecesse a oferta pelo pecado e a oferta queimada. Isso para fazer expiação por ele mesmo primeiro, e depois pelo povo. O Senhor tinha mandado fazer isso.
8 Assim fez Arão. Chegou ao altar e matou o bezerro em sacrifício para pagar pecado do próprio Arão.
9 Os filhos de Arão pegaram sangue para ele. Arão molhou o dedo no sangue e com ele molhou os chifres do altar. Depois derramou o restante do sangue na base do altar.
10 Mas ele queimou no altar a gordura, os rins e a gordura do fígado do animal oferecido em sacrifício. Fez tudo de acordo com as ordens dadas por Moisés.
11 Agora, a carne e o couro ele queimou fora do acampamento.
12 Feito isso tudo, Arão matou o animal da oferta queimada. Os filhos dele pegaram e trouxeram ao pai o sangue, que ele borrifou em todos os lados do altar.
13 Também entregaram a Arão o animal cortado em pedaços. Entregaram a ele os pedaços todos, contando a cabeça. E ele queimou todas as partes do altar.
14 Depois ele lavou as entranhas e as pernas do animal, oferecendo também estas partes como oferta queimada no altar.
15,16 Em seguida fez o sacrifício da oferta do povo. Matou o bode da oferta pelo pecado do povo, e fez tudo do mesmo jeito como tinha feito com a oferta pelo pecado dele mesmo. Assim Arão sacrificou a oferta queimada ao Senhor, de acordo com as instruções dadas por DEUS.
17 Então chegou a vez da oferta de cereais. Arão pegou um punhado dela e queimou essa porção no altar, além da oferta apresentada costumeiramente de manhã.
18-20 Depois ele matou o boi e o carneiro – o sacrifício da oferta de paz feita pelo povo. Os filhos de Arão trouxeram sangue do sacrifício ao pai deles, e ele borrifou sangue por todo o altar. Tomou também a gordura do boi e do carneiro, a cauda, a gordura que cobre os órgãos internos, os rins, e a vesícula biliar. A gordura foi posta sobre o peito dos animais e Arão queimou tudo em cima do altar.
21 Mas com o peito e a coxa direita dos animais foi diferente. Arão apresentou estar partes ao Senhor, com os movimentos e gestos apropriados, como oferta movida. Foi o que Moisés tinha mandado fazer.
22 Depois, Arão abençoou o povo, com as mãos erguidas para ele. Concluído o sacrifício todo – a oferta pelo pecado, a oferta queimada e a oferta de gratidão – e abençoado o povo, Arão desceu da plataforma do altar.
23 Moisés e Arão entraram juntos no Tabernáculo e quando saíram, abençoaram o povo. E a glória do Senhor apareceu a toda a assembléia geral de Israel.
24 Então veio fogo da parte do Senhor e consumiu a oferta queimada e a gordura sobre o altar. Quando o povo viu isso, todos gritaram entusiasmados e caíram com o rosto em terra.
 
 
 
top
 
voltar
Voltar
Adiante
 
passeio
passando