capítulo anterior
Voltar
capítulo seguinte
 
Gênesis 49
1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11, 12, 13, 14, 15, 16, 17, 18, 19, 20, 21, 22, 23, 24, 25, 26, 27, 28, 29, 30, 31, 32, 33
 
1 DEPOIS JACÓ mandou chamar os outros filhos, e disse: “Fiquem todos juntos, e eu direi a vocês coisa que vão aconteceu no futuro:
2 “Ouçam todos juntos, filhos de Jacó. Escutem as palavras de seu pai:
3,4 “Rúben, você é o meu primeiro filho. Você é a expressão da minha força, o primeiro fruto da minha vitalidade. Você é o melhor, não só na aparência altiva, mas também na força. Você é arrojado como correntes de águas. Entretanto, não será o melhor de todos, porque usou em pecado a cama do seu pai! Você manchou a cama do seu pai!
5-7 Simeão e Levi são irmãos por parte de pai e mãe. Usam a espada para a violência. Não faço parte dos planos deles, e não permito que eles gozem da minha fama. Porque não controlaram a fúria, e saíram matando homens e aleijando bois. Coração maldoso é o que eles têm! Pois lanço maldição sobre a tremenda fúria deles, e sobre o duro rancor que demonstraram. Dentro do próprio povo de Israel dividirei as forças e os homens de Simeão e Levi!
8-12 “Com Judá é diferente! Judá, os seus irmãos lhe farão elogios e mostrarão grande respeito por você. A sua mão esmagará os seus inimigos! Judá é como um leão novo. Meu filho, você pegou a sua presa e depois subiu vitorioso. Agora fica inclinado e deitado como leão, ou como leoa. Será que alguém tem coragem de acordar Judá?! Ninguém tirará dele o trono real, até chegar Siló – Aquele que é o verdadeiro dono dele. Os povos lhe obedecerão. Terão tão grandes plantações de uvas, que amarrará o jumento dele num pé de uvas. Usará mesmo a melhor parreira para amarrar o animal de carga! Produzirá tanto vinho, que lavará roupa nele! Sim, lavará a capa dele com suco de uva! Sempre dispõe de vinho para beber. Não estão sempre brilhantes os olhos dele? E nunca falta leite em sua casa. Vejam os dentes dele! Estão sempre brancos, por causa do leite que bebe.
13 “Zebulom vai morar na zona das praias do mar. No território dele estarão os portos. As terras de Zebulom chegarão até Sidom.
14,15 “Issacar é como um jumento de fortes ossos. Vive deitado entre os rebanhos de ovelhas. Viu que era bom ficas descansando e gozando as delícias da boa terra. Para continuar assim, aceitou carga dos outros, e concordou em trabalhar como escravo.
16,17 “Dã será juiz do povo, como se fosse uma só tribo. Dã será como uma serpente ao lado da estrada, como uma cobra na beira do caminho. Será como a cobra que morde o calcanhar do cavalo, ele empina, e o cavaleiro cai para trás.
18 “Senhor, confio em que me salve!
19 “Gade será atacado por guerrilheiros. Mas depois ele irá atrás deles e os atacará.
20 “Aser terá fartura de mantimento. Produzirá coisas deliciosas, dignas de reis.
21 “Naftali é leve e elegante como uma gazela solta nos campos. E como fala bonito!
22-26 “José é como um ramo cheio de frutas, como um ramo frutífero junto de uma fonte. Os galhos desse ramo passam para o outro lado do muro. Guerreiros amargam a vida dele. Atiram flechas nele e o aborrecem. Mas o arco de José continua firme. As mãos do Poderoso de Jacó, sim, as mãos do Pastor e Rocha de Israel dão energia aos braços de José para a ação. É o Deus do seu pai que o ajudará, José. O Todo-poderoso vai abençoar você com bênçãos dos altos céus, com bênçãos dos lugares profundos, e com as bênçãos da maternidade fecunda e cheia de saúde! As bênçãos deste seu pai são muito mais e maiores do que as bênçãos de meus pais. São tantas e tão grandes que é como se chegassem ao topo dos montes eternos. Que estas bênçãos venham sobre a cabeça de José. Sim, pois ele é mais notável do que todos os seus irmãos!
27 “Benjamim é como um lobo. De manhã devora a presa, e de tarde reparte o que sobrou.”
28 Aí estão citadas as doze tribos de Israel. E aí está registrado o que o pai delas falou. Deus a cada um a bênção própria.
29 Depois Israel deu aos filhos estas instruções: “Vou morreu logo – e vou ficar junto com o meu povo, que foi antes de mim. Vocês devem enterrar os meus restos mortas na caverna do campo do heteu Efrom. Lá onde foram enterrados os meus pais.
30 “Estou falando na caverna que fica no campo de Macpela, que faz fronteira com Manre, na terra de Canaã. Abraão comprou aquele campo e a caverna de Efrom, e recebeu a escritura de posse da propriedade. Fez a compra para usar a caverna como cemitério particular.
31,32 “Ali foram enterrados os dois casais: Abraão e Sara, e Isaque e Rebeca. Ali enterrei Lia, minha mulher. Todos eles estão enterrados na caverna e no campo comprados dos heteus.”
33 Logo depois de ter dado essas ordens e instruções aos filhos, Jacó morreu. Simplesmente encolheu os pés na cama, e morreu. E se juntou ao povo dele.
 
 
top
 
capítulo anterior
Voltar
capítulo seguinte
 
passeio
passando