capítulo anterior
Voltar
capítulo seguinte
 
Gênesis 50
1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11, 12, 13, 14, 15, 16, 17, 18, 19, 20, 21, 22, 23, 24, 25, 26
 
1 JOSÉ SE LANÇOU sobre o pai, beijou o rosto dele, e ali ficou chorando.
2 Ele tinha criados que eram médicos. Mandou embalsamar o corpo de Israel. Os médicos obedeceram.
3 O processo de embalsamamento durou quarenta dias – que era o prazo normal para isso. Os egípcios fizeram luto de setenta dias.
4,5 Depois que terminou o período de luto, José teve uma entrevista com pessoas da casa de Faraó. Disse ele: “Por favor, peço que falem por mim a Faraó. Digam a ele que falei isto: “Meu pai me fez prometer uma coisa séria. Disse ele: “Vou morrer logo. Na terra de Canaã preparei um túmulo para mim. Prometa que me enterrará naquele túmulo”. Desejo ir para lá e fazer o enterro do meu pai. Depois eu volto.”
6 “Faça isso,” respondeu Faraó. “Cumpra a promessa que fez a seu pai.”
7,8 José foi – e não foi sozinho. Foram com ele todos os oficiais do rei, os membros mais importantes da família do rei, e todas as pessoas mais importantes da nação egípcia. Isto sem contar a família de José, os irmãos dele e os demais membros da família de Jacó. Dos parentes de Jacó residentes no Egito, só ficaram lá as crianças. Naturalmente deixaram no Egito os rebanhos e o gado.
9 Foi organizada também uma grande caravana de carros e cavaleiros. Deste modo, o acompanhamento do enterro foi enorme.
10 Chegaram no terreiro de secagem de Atade – a oeste do rio Jordão. Ali choraram muito a morte de Jacó. José chorou o pai durante sete dias.
11 Os cananeus que moravam naquela região viram o luto no terreiro. Ficaram admirados com as demonstrações de tristeza, e diziam: “Mas como estão chorando esses egípcios!” Por isso aquele lugar – que fica para lá do Jordão – tomou o nome de Abelmizraim, que quer dizer “Choro dos Egípcios”
12,13 Os filhos de Israel fizeram o que o pai deles tinha mandado. Foram à terra de Canaã e enterraram o corpo na caverna do campo de Macpela, na fronteira de Manre. Essa caverna e esse campo é que Abraão tinha comprado do heteu Efrom. Abraão recebeu escritura de posse, com direito de usar a propriedade como cemitério da família.
14 Depois José, seus irmãos e todos os que foram com eles ao enterro, voltaram para o Egito.
15 Com Jacó morto, os irmãos de José ficaram com medo. Disseram uns aos outros: “Agora decerto José vai perseguir a gente. Decerto vai querer tirar desforra do mal que fizemos a ele”.
16,17 Por isso mandaram este recado a José: “Antes de morrer, o seu pai deixou uma mensagem a você. A mensagem é esta: ‘Perdoe a maldade dos seus irmãos. Perdoe o pecado que cometeram, com o mal que fizeram a você.’ Agora lhe pedimos que perdoe o mal que fizemos. Pecamos, é certo, mas somos servos de Deus.” Enquanto estavam transmitindo o recado dos irmãos dele, José ficou chorando.
18 Depois os irmãos foram falar pessoalmente com ele. Ficaram inclinados diante de José, e então dirigiram a palavra a ele. Disseram: “Aqui estamos, prontos para servi-lo como seus escravos.”
19 “Não tenham medo,” respondeu José. “Por acaso estou no lugar de Deus?
20 “É bem verdade que vocês planejaram o mal para mim. Mas Deus transformou o mal em bem, para fazer aquilo que agora vocês estão vendo. Porque por este meio Deus está salvando a vida de muita gente.
21 “Daí, não tenham medo. Vou garantir o sustento de vocês e dos seus filhos.” As palavras de José tocaram o coração dos irmãos. Eles ficaram entusiasmados!
22 José e toda a família de Jacó ficaram morando no Egito. José viveu 110 anos.
23 Chegou a ver os filhos e os netos de Efraim. Viu também os filhos  de Maquir, filho de Manassés. José teve a alegria de tomar os netos nos joelhos.
24 No fim da vida, José disse aos irmãos dele: “Está chegando o dia da minha morte. Mas tenho absoluta certeza de que Deus virá ao encontro de vocês no tempo certo. Ele fará com que vocês saiam do Egito e voltem para Canaã. Porque Ele prometeu dar aquela terra a Abraão, a Isaque e a Jacó.”
25 Então José pediu que os irmãos dele fizessem uma promessa. Disse José: “Como é certo que Deus fará o que acabo de dizer, prometam que levarão os meus ossos com vocês quando voltarem para Canaã.”
26 José morreu com 110 anos. O corpo foi embalsamado e posto num e caixão, no Egito.
 
 
top
 
capítulo anterior
Voltar
capítulo seguinte
 
passeio
passando