>
<
Na forma de ácidos graxos e triglicérides, após a absorção, as gorduras são reestruturadas para participar de diversos processos metabólicos, desde o transporte da maioria dos elementos diluídos no sangue (ligadas às proteínas, as gorduras levam hormônios, remédios, nutrientes, anticorpos, etc.), até à formação de substâncias essenciais como os hormônios sexuais, de estruturas vastamente utilizadas como a capa celular (lipoproteínas) ou tecidos como o subcutâneo.
A dimensão do transporte é descomunal, raramente discernida até mesmo por profissionais de saúde. Vejamos um exemplo para entendermos melhor:
A testosterona, hormônio masculino que determina  as características físicas e comportamentais, existe em grande quantidade nos homens, e em menor quantidade nas mulheres. É possível medirmos a quantidade de testosterona que está ligada às gorduras circulantes e a quantidade livre, "solta" no sangue. A testosterona livre no homem adulto é em média de 0,03 nanogramos (1/1.000.000.000 gramas) por decilitros de sangue, enquanto que a testosterona ligada a gorduras no homem adulto é em média de 600,00 nanogramos por decilitros de sangue. A proporção é de 1/20.000 entre a testosterona livre e a ligada a gorduras circulantes.
Outro aspecto é quando a eficácia metabólica deste transporte está relacionada com o tempo como no caso dos hormônios: 
Num determinado momento precisamos de um certo hormônio, o corpo com seus mecanismos de auto-regulação envia ordens para que este hormônio seja injetado na corrente sangüínea através de seu órgão produtor (por exemplo, as supra-renais). Para o hormônio ir do órgão produtor até o órgão alvo (por exemplo os músculos da íris) é necessário que se ligue às gorduras do sangue. Caso estas estejam aumentadas, o órgão alvo irá receber menos hormônio do que o necessário, pois ficarão ligados às gorduras circulantes. Assim o corpo enviará uma ordem para colocar mais hormônio na corrente sangüínea até atingir o nível adequado no órgão alvo. Após a utilização do hormônio e sua presença não é mais necessária, uma nova ordem é enviada para cessar a injeção de hormônio na corrente sangüínea, porém como tem muita gordura circulante, e conseqüentemente muito hormônio ligado a ela, o órgão alvo continua recebendo estes hormônios.
33
<
>
<