capítulo anterior
Voltar
capítulo seguinte
 
Êxodo 14
1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11, 12, 13, 14, 15, 16, 17, 18, 19, 20, 21, 22, 23, 24, 25, 26, 27, 28, 29, 30, 31
 
1 O SENHOR DISSE a Moisés:
2 “Mande o povo voltar e acampar em frente de Pi-Hairote, nas praias do mar. Esse lugar fica entre Migdol e o mar, e dá de frente para Baal-Zefom.
3 “Faraó vai dizer: “Vejam só! Os israelitas se perderam. Estão presos entre o deserto e o mar!”
4 “Endurecerei o coração de Faraó, e ele perseguirá o meu povo. Isto para promover a honra do meu nome, com o que vou fazer com Faraó e com todo o exército dele. Aí os egípcios vão ver que Eu sou o Senhor.” Os israelitas fizeram o que o Senhor mandou.
5 Quando disseram ao rei do Egito que os israelitas estavam fugindo, ele e os oficiais mudaram de idéia. “Onde estávamos com a cabeça?!”, disseram eles. “Como fomos deixar que Israel parasse de trabalhar para nós?!”
6,7 Faraó mandou preparar logo o exército de infantaria. Pôs também em ação todos os carros de guerra do Egito – 600 carros ao todo. Cada carro era chefiado por um oficial de guerra dele, e saiu com o exército.
8 Ele perseguiu o povo de Israel, porque tinha levado grande parte da riqueza do Egito em seu poder.
9 Todas as forças armadas do Egito se lançaram à perseguição – os soldados da infantaria, e os carros de guerra. E alcançaram os israelitas em Pi-Hairote, nas praias do mar, em frente de Baal-Zefom, onde estavam acampados.
10 De repente, os israelitas olharam e viram Faraó chegando com aquele exército formidável! Ficaram cheios de medo e pediram socorro ao Senhor.
11,12 Começaram também a fazer queixa a Moisés. Disseram: “Ora, para morrer assim no deserto, era melhor ter ficado no Egito! Ou você acha que lá não existem túmulos para nós? Por que inventou essa história de nos tirar do Egito? Lembra o que nós dizíamos lá? Pois dizíamos: ‘Deixe trabalharmos para os egípcios.’ Pois aí está! Era melhor viver como escravos dos egípcios do que morrer neste deserto!”
13,14 “Não fiquem com medo!”, respondeu Moisés. “Tenham calma, e vejam a maravilha que o Senhor vai fazer para nos libertar! Vai ser hoje! Porque os egípcios que vocês estão vendo hoje, não verão nunca mais! O Senhor mesmo vai lutar por Israel – e então vocês vão parar de reclamar!”
15 O Senhor disse a Moisés: Por que fica aí, pedindo socorro a mim? Mande o  povo de Israel marchar!
16 “Quanto a você, estenda a vara sobre as águas. O mar se dividirá, e abrirá caminho para o povo passar pisando chão seco!
17 “Vou endurecer o coração dos egípcios, para que queiram atravessar também. E você vai ver como crescerá a Minha fama por causa daquilo que vou fazer com Faraó e com todas as forças armadas dele – infantaria, cavalaria e carros de guerra!
18 “Todo o Egito vai saber que Eu sou o Senhor!”
19,20 Então o Anjo de Deus, que estava guiando os israelitas, mudou a nuvem para trás deles. E ela ficou entre o povo de Israel e os egípcios. Naquela noite, a coluna de fogo escurecia tudo para os egípcios e alumiava para os israelitas! Assim, os egípcios não podiam encontrar os israelitas! Foi assim a noite inteira.
21,22 Nesse meio tempo, Moisés estendeu a vara sobre o mar, e o Senhor abriu uma passagem no meio do mar, com paredes de água de cada lado; um forte vento leste soprou a noite toda, secando o fundo do mar. Os israelitas puderam então atravessar o mar a seco, pela passagem aberta!
23 Os egípcios foram atrás deles. Avançaram pelo fundo do mar, entre as paredes de águas. Foram todos os carros, cavalos e cavalaria.
24,25 De madrugada, o Senhor olhou da coluna de fogo e nuvem para as tropas egípcias, e lançou confusão entre eles. Fez as rodas dos carros caírem, e com isso as tropas quase não podiam avançar. “Fujamos daqui!”, gritaram os egípcios. “O Senhor está a favor deles e contra nós!”
26 Quando Israel já estava do outro lado, o Senhor disse a Moisés: “Estenda a mão sobre o mar. As águas vão cobrir os egípcios e os carros e a cavalaria deles.
27 Moisés obedeceu. Estava amanhecendo quando o mar voltou à posição normal. Os egípcios tentaram fugir, mas o Senhor os afogou no mar.
28 As águas cobriram o caminho, e cobriram os carros e todos os soldados egípcios. E foi destruído todo o exército egípcio, que tinha perseguido Israel pelo fundo do mar. Não sobreviveu ninguém!
29 Com os israelitas foi diferente! Passaram a pé enxuto, por entre as duas paredes de águas!
30 Assim o Senhor salvou Israel dos egípcios naquele dia, e logo os israelitas viram os cadáveres dos egípcios, que o mar atirou na praia.
31 Israel viu o grande milagre feito pelo Senhor contra os egípcios. O povo temeu então o Senhor, e passou a confiar nEle e em Moisés, Seu servo.
 
 
top
 
capítulo anterior
Voltar
capítulo seguinte
 
passeio
passando