capítulo anterior
Voltar
capítulo seguinte
 
Êxodo 15
1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11, 12, 13, 14, 15, 16, 17, 18, 19, 20, 21, 22, 23, 24, 25, 26, 27
 
1 MOISÉS E O POVO de Israel cantaram então este hino ao Senhor: Cantarei ao Senhor, porque Ele venceu maravilhosamente. Jogou nas profundezas do mar o cavalo e o cavaleiro.
2 O Senhor é minha força, minha canção e minha salvação! É o meu Deus! Por isso cantarei louvores a Ele. É o Deus do meu pai! Por isso falarei bem dEle.
3 O Senhor sabe ser guerreiro! Senhor é o nome dEle.
4 Jogou no fundo do mar os carros de Faraó, o exército do Egito. Os famosos capitães egípcios morreram afogados no Mar Vermelho.
5 As ondas cobriram todos eles. Foram direto para o fundo, como pedra!
6 Senhor, a Sua mão direita brilha de poder! Senhor, a Sua mão direita despedaça o inimigo!
7 Na grandeza da Sua majestade, o Senhor derruba os que se levantam contra Ele. Mande o Seu furor, que consumiu os Seus inimigos, como o fogo consome a palha!
8 Com o simples sopro da Sua respiração, o Senhor dividiu as águas! Formaram grandes montões, e ficaram firmes como duas paredes!
9 O inimigo dizia: Vou perseguir, alcançar e destruir o povo de Israel. Vou repartir os bens que conseguir tomar.
10 Mas bastou que o Senhor fizesse soprar o vento, e pronto! O mar cobriu os nossos inimigos! Afundaram como chumbo nas águas profundas.
11 Quem mais é como o Senhor, entre os deuses? Quem mais tem santidade tão maravilhosa como o Senhor? Quem é tão merecedor de respeito como Ele? Quem realiza coisas tão grandiosas como o Senhor?
12 O Senhor estendeu a Sua mão direita, e só com isso eles foram tragados pela terra.
13 Guiou com bondade o povo que libertou. Levou com Seu poder o Seu povo ao lugar santo que escolheu para morar.
14 Os povos souberam o que aconteceu, e tremeram! O medo encheu de angústia o povo da Filístia.
15 Os comandantes de Edom estão aflitos. Os heróis de Moabe tremem. Todo o povo de Canaã desmaia de pavor.
16 Estão dominados pelo espanto e pelo medo. Viram a força do Seu braço, e estão mudos como pedras. E o Seu povo passará livremente pelas terras deles. Sim, o povo que o Senhor comprou passará a salvo.
17 Ele fará com que o Seu povo entre na Terra Prometida, e fique estabelecido no Seu santo monte. Sim, o Seu povo morará no lugar que o Senhor preparou, no Seu lar, no Santuário que o Senhor fez para lhe servir de morada.
18 O Senhor reinará para todo o sempre!
19 Os cavalos, os cavaleiros e os carros de Faraó tentaram avançar pelas águas do mar, mas em vão! O Senhor derrubou sobre eles as muralhas de água, mas o povo de Israel passou pelo mar a pé enxuto!
20 Então Miriã, a profetisa, irmã de Arão, tomou um tamborim e começou a dançar, acompanhada pelas mulheres.
21 Foi esta a canção que ela cantou: Cantem ao Senhor, porque Ele venceu maravilhosamente. O cavalo e o cavaleiro desapareceram nas profundezas do mar!
22 Depois Moisés fez os israelitas saírem da praia do Mar Vermelho. Foram para o deserto de Sur. Ali andaram três dias sem achar água.
23 Finalmente chegaram a Mara e acharam água lá. Mas não puderam beber a água porque era amarga. Por isso aquele lugar levou o nome de Mara, que quer dizer  “Amargor”.
24 Aí o povo resmungou contra Moisés. “Vamos ter de morrer de sede?”, muitos diziam.
25,26 Moisés pediu ajuda ao Senhor, e o Senhor lhe mostrou uma árvore. Moisés jogou a árvore na água, e a água se tornou doce. Em Mara o Senhor quis provar a disposição do povo para com Ele. Para isso, impôs estas condições: “Se vocês derem atenção à voz do Senhor se Deus – se obedecerem ao que eu disser, fizerem o que eu acho certo, e guardarem os meus mandamentos – contem com a minha atenção. Não deixarei que vocês sofram nenhuma das doenças que mandei aos egípcios. Eu sou o Senhor que dá saúde a vocês.”
27 Depois os israelitas foram embora dali, e chegaram a Elim, onde acamparam. Nesse lugar havia 12 fontes de água e 70 palmeiras.
 
 
top
 
capítulo anterior
Voltar
capítulo seguinte
 
passeio
passando