capítulo anterior
Voltar
capítulo seguinte
 
Êxodo 19
1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11, 12, 13, 14, 15, 16, 17, 18, 19, 20, 21, 22, 23, 24, 25
 
1 OS ISRAELITAS chegaram ao deserto do Sinai exatamente três meses depois da noite em que saíram do Egito.
2 Levantaram o acampamento de Refidim, foram para o Sinai, e acamparam em frente do monte.
3 Moisés subiu ao monte para falar com Deus. Quando estava em certo ponto, o Senhor chamou Moisés, e disse: “Dê instruções a Israel. Diga ao povo:
4-6 “Vocês viram o que fiz aos egípcios e como trouxe vocês a mim como que sobre asas de águias! Pois bem. Agora, se derem cuidadosa atenção ao que digo, e cumprirem os termos do meu contrato, vejam que bênçãos! Serão minha propriedade particular dentre todos os povos. Toda a terra é minha, mas vocês serão minha propriedade especial. Serão um reino de sacerdotes meus, uma nação santa. ‘Diga estas coisas ao povo de Israel.”
7 Moisés convocou os líderes de Israel e transmitiu a eles tudo o que o Senhor tinha dito.
8 O povo respondeu unido: “Vamos fazer tudo o que o Senhor disse.” E Moisés levou ao Senhor a resposta do povo.
9 O Senhor disse a Moisés: “Falarei com você do meio de uma grossa nuvem. O povo escutará a minha voz e acreditará sempre em você”.
10,11 Desça e prepare o povo para a minha visita. Tome providências para purificar os israelitas hoje e amanhã.” Disse o Senhor a Moisés. “Que eles lavem a roupa e fiquem prontos para o terceiro dia. Porque no terceiro dia – isto é, depois de amanhã – o Senhor vai aparecer à vista de todo o povo. E o povo todo deverá juntar-se ao pé do monte Sinai.
12 “Marque com cuidado limites em volta do monte, e avise ao povo. Diga a todos: ‘Cuidado para não subirem no monte. Nem pisem na linha dos limites que marquei. Quem fizer isso terá de morrer.
13 ‘Enquanto não tocar a buzina, ninguém poderá encostar no monte. A pessoa ou animal que fizer isso terá de ser morto a pedradas, ou a flechadas. Quando a corneta soar com um toque comprido, então o povo poderá subir no monte.”’
14 Moisés desceu do monte e fez a dedicação do povo. Todos puseram roupa limpa.
15 Disse Moisés ao povo: “Fiquem prontos para o terceiro dia. Não tenham relação sexual com suas esposas.”
16 Quando amanheceu o terceiro dia, o povo estremeceu com o que viu e ouviu. Estouraram trovões e relâmpagos, e uma grossa nuvem cobriu o monte. E no meio disso tudo, o povo escutou um forte toque de corneta.
17 Moisés levou o povo para fora do acampamento, ao pé do monte.
18 Saía fumaça do monte Sinai, porque o Senhor tinha descido lá, no meio de labaredas de fogo. Subia fumaça como se tivessem feito uma tremenda fornalha. E um terremoto sacudia violentamente o monte.
19 O som da corneta foi aumentando cada vez mais. Moisés falava e Deus respondia por meio de trovões.
20 O Senhor ficou no topo do monte e mandou Moisés subir até lá. Ele foi.
21,22 Logo o Senhor mandou Moisés descer para prevenir o povo. Disse Ele a Moisés: “Vá lá embaixo avisar o povo que não passe do limite, para me ver. É preciso dar este aviso, para evitar que muitos morram. Mesmo os sacerdotes, que estão acostumados a se apresentar a Mim, precisam de preparo especial. Se não, E os destruirei.”
23 “O povo já sabe disso,” disse Moisés. “Tu já nos avisaste e mandaste marcar os limites e dedicam o povo. Eles sabem que não podem passar dos imites e subir do monte.”
24 “Faça o que digo,” respondeu o Senhor. Desça lá, e diga ao povo e aos sacerdotes que não passem dos limites e não subam no monte – para não serem mortos. Depois, suba aqui de novo, e traga Arão junto.”
25 Moisés foi, disse tudo isso ao povo, e tornou a subir.
 
 
top
 
capítulo anterior
Voltar
capítulo seguinte
 
passeio
passando