capítulo anterior
Voltar
capítulo seguinte
 
Êxodo 20
1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11, 12, 13, 14, 15, 16, 17, 18, 19, 20, 21, 22, 23, 24, 25, 26
 
1 DISSE DEUS tudo o que se segue:
2 “Eu sou o Senhor seu Deus. Eu tirei você da terra do Egito, onde você foi um povo escravo.
3 “Não creia nem adore nenhum deus – a não ser a Mim.
4-6 Não faça ídolos. Não preste culto a imagens – nem de animais, nem de aves, nem de peixes, nem de qualquer coisa ou ser existente em cima do céu, nem embaixo da terra, nem nas águas. Não faça gestos de respeito ou de adoração diante de nenhuma imagem, pois Eu sou o Senhor seu Deus. Sou Deus zeloso, e trarei maldição sobre os pecados de um pai até à terceira e Quarta geração dos filhos daqueles que Me odeiam, mas mostrarei bondade até mil gerações àqueles que Me amam e guardam os meus mandamentos.
7 “Nunca use mal o meu nome. Não tolerarei qualquer abuso neste sentido.
8-11 “Guarde o sétimo dia como dia de santo descanso. É ordem minha. Trabalhe nos outros seis dias, mas o sétimo dia é o dia de descanso do Senhor seu Deus. Nenhum trabalho será feito nesse dia, nem por você, nem por ninguém da sua casa – filhos, filhas, criados, criadas, bois, burros ou qualquer outro animal. Nem mesmo os estrangeiros que estejam morando com você. Todos têm de obedecer a este mandamento. Todos devem descansar nesse dia – sejam empregados ou patrões. Por que você fica obrigado a guardar o dia de descanso? Porque em seis dias o Senhor fez o céu, a terra, o mar, e tudo o que neles há, e descansou no sétimo. Por isso Eu separo o dia de descanso e lhe dou uma bênção toda especial.
12 “Honre seu pai e sua mãe. Se obedecer, terá vida longa e próspera na terra que o Senhor dá a você.
13 “Não mate.
14 “Não pratique adultério.
15 “Não roube.
16 “Não diga mentiras contra seu próximo.
17 “Não cobice a mulher do próximo, nem fique com inveja do próximo, querendo a casa, as terras, os criados, os animais, ou qualquer outra coisa que ele possua.”
18 O povo viu os trovões, os relâmpagos, o monte lançando fumaça, e ouviu o toque de corneta. O povo ficou de longe olhando e tremendo.
19 Os israelitas disseram a Moisés: “É melhor você falar conosco. Nós o ouviremos. É melhor Deus não falar diretamente conosco, porque, se não, morreremos!”
20 Moisés disse a todos: “Não tenham medo! O Senhor veio testar vocês. Ele está fazendo estas coisas para que vocês tenham sempre humilde respeito a Ele e não pequem.”
21 O povo ficou de pé, longe do monte. Mas Moisés ficou perto da nuvem escura onde Deus estava.
22 Então o Senhor mandou Moisés dizer aos israelitas; “Todos viram que do céu falei com vocês.
23 “Não façam ídolos de prata ou de ouro para colocarem ao Meu lado como seus deuses.
24 “Façam um altar de terra ou de pedras. Nele vocês Me oferecerão sacrifícios: sacrifícios queimados, ofertas de gratidão, sacrifícios de ovelhas e bois. Seja onde for que Eu mandar vocês comemorarem a fama do meu nome, Eu estarei presente e abençoarei vocês.
25 “Agora, notem bem: Se o altar for de pedras, usem pedras brutas. Se usarem ferramenta nas pedras, elas não ficarão santas para Mim.
26 “Outra coisa: Não subam escada para chegar ao altar, para não mostrar a sua nudez, numa posição indecente.”
 
 
top
 
capítulo anterior
Voltar
capítulo seguinte
 
passeio
passando